I Workshop Cinema e Direitos Humanos: Justiça de Transição

Com o propósito de divulgar a atuação do Grupo de Extensão e Treinamento em Advocacia Internacional (GETAI-UFES) no estudo da proteção internacional dos Direitos Humanos e convidar a comunidade acadêmica ao debate atual sobre o tema, o GETAI, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e com a colaboração da produtora João e Maria.doc, organiza o I Workshop Cinema e Direitos Humanos: Justiça de Transição, no qual será exibido o documentário Verdade 12.528, selecionado para a 8ª Edição do Festival Internacional de Documentários do Irã - "Cinema Vérité 2014".

O documentário Verdade 12.528 – cujo título faz referência ao número da lei que estabeleceu a Comissão Nacional da Verdade em 2011 – foi produzido com o fim de aprofundar o debate trazido pela Comissão da Verdade, explicar seu funcionamento e mostrar a sua importância através dos depoimentos coletados. No documentário, são contadas histórias de pessoas que sofreram com a repressão e de outras que, de uma forma ou de outra, são até hoje afetadas direta ou indiretamente. Assim, tomando como fio condutor uma linha do tempo que pulsa entre a razão e a emoção, o documentário intercala histórias pessoais de 27 entrevistados entre São Paulo, Jales e na região do Araguaia, tendo como pano de fundo o contexto da época e explicações didáticas sobre a atuação da Comissão hoje.

Aberta ao público, a sessão será seguida de um debate com os diretores do documentário, Paula Sacchetta e Peu Robles, com o Subsecretário de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH), José Gerônimo Brumatti, com o Coordenador da Comissão da Verdade da UFES, Prof. Dr. Pedro Ernesto Fagundes, e com a Profª. Drª. Brunela Vieira de Vincenzi, Coordenadora do GETAI e do NPJ-UFES.

A exibição será realizada no dia 12 de novembro de 2014, quarta-feira, a partir das 10h00, no Cine Metrópólis (UFES), dentro da programação da II Jornada Integrada de Extensão da UFES.

O GETAI expedirá certificado de 03 horas/aula aos alunos interessados, mediante assinatura de lista de presença na entrada no Cine Metrópolis, no dia do evento.

Toda a comunidade acadêmica será bem-vinda!

Trailer Verdade 12.528: http://vimeo.com/74563037

Informações adicionais ou dúvidas: getai.ufes [at] gmail.com"