NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO

NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO DO DEPARTAMENTO DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Prezados discentes, docentes, servidores e demais componentes da comunidade acadêmica,

Nos últimos tempos, testemunhamos manifestações comportamentais graves no campo acadêmico, o que gerou importantes  debates no que diz respeito aos direitos e às questões de gênero. Para nossa tristeza, na Universidade Federal do Espírito Santo, neste ano, casos de tentativa de estupro e apologia à violência ocorreram. Nos últimos dias, testemunhamos, perplexos, manifestações nocivas entre o corpo discente do curso de graduação em Direito desta Universidade. Como primeiro passo em direção à construção do diálogo, reconhecemos que não se tratam de acontecimentos isolados, mas sim de uma cultura - infelizmente - arraigada até mesmo no âmbito acadêmico. Cultura essa que deve ser reformulada. Atentos a tal constatação, manifestamo-nos em completo repúdio a todo tipo de violência, seja direta, indireta, física, verbal, psicológica ou simbólica.

Para não deixarmos este acontecimento passar apenas como mais um triste fato das bancadas universitárias, e aproveitando o ambiente acadêmico, CONVIDAMOS, desde já, em parceria com o Centro Acadêmico Roberto Lyra Filho, todos os alunos, professores, servidores e cidadãos em geral para a “Mesa redonda sobre a questão de gênero”, no dia 11.05.2016 às 19 horas no Laboratório de Petróleo (Labpetro), a ser mediada pela Professora Catarina Cecin Gazelle.

Deixamos, também, as portas abertas para todos os alunos que se sentirem incomodados, alarmados ou vitimados por qualquer conduta discriminatória - praticada pelo corpo discente ou docente -, para que possamos fazer a devida apuração e construirmos, juntos, um curso de Direito capaz de formar profissionais técnicos e, acima de tudo, cidadãos éticos, conscientes, empoderados e garantidores dos direitos humanos.

O Departamento de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo não compactuará com práticas discriminatórias, nem com ofensas, seja em relação a gênero, orientação sexual, etnia, religião, ou qualquer tipo.

Na expectativa de uma construção dialética e solidária, saudamos e esperamos a presença de todos vocês.

Flávio Cheim Jorge

Chefe do Departamento de Direito da UFES