-A A +A
Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Especialização | Educação em Direitos Humanos

Coordenador:
Prof. Paulo Velten

Coordenador adjunto: 
Prof. Julio Pompeu

Supervisores: 
Prof. Claudeir Souza
Prof. Jair Teixeira dos Reis

Equipe de apoio: 
Agatha Brandão
Gabrielle Dellany

 

Apresentação do curso

 

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB atua em mais de 26 pólos, com predomínio no estado do Espírito Santo, mas também com inserções em Minas Gerais e Bahia. O Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos, em Convênio com o MEC/SECADI, terá 380 horas de duração e será na Modalidade Semipresencial contando com a metodologia de ensino à distância (EAD), por meio do Núcleo de Ensino à Distância da Universidade Federal do Espírito Santo. 

A partir dos cursos de extensão já realizados identificou-se a existência de demanda para cursos de especialização nos municípios do interior, justificando a escolha dos pólos. Essa qualificação, mais aprofundada em nível de pós-graduação lato sensu, dos docentes e demais integrantes da comunidade escolar na área dos direitos humanos irá contribuir de forma significativa para a implementação de uma cultura de direitos humanos na sociedade capixaba. A UFES desenvolve ações no campo dos direitos humanos desde 1990 e esse curso de especialização será a concretização de mais de duas décadas de trabalho. As principais realizações envolvem cursos e projetos de extensão universitária em direitos humanos, cursos de especialização em segurança pública e direitos humanos e mais recentemente de educação em direitos humanos.

Entendemos que a implementação de uma política de formação de educação em direitos humanos passa pela sensibilização, mobilização e participação dos atores sociais e do poder público, mas também, e principalmente, pela formação e elaboração de materiais educativos que ofereçam subsídios teóricos e metodológicos a um maior número de educadores.  

A metodologia semipresencial inclui encontros presenciais e atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).  Essa ferramenta para o desenvolvimento do curso é a plataforma moodle, sob gerência do NEAAD – Núcleo de Educação Aberta e à Distância da UFES. As atividades desenvolvidas pelos cursistas no AVA serão acompanhadas pelos orientadores acadêmicos (ou tutores à distância) e vão variar de acordo com a dinâmica e especificidade de cada disciplina. Esta dinâmica será discutida e coordenada pelo Professor Formador de cada disciplina em conjunto com os orientadores acadêmicos responsáveis pelo acompanhamento das disciplinas junto a cada uma das turmas de cada pólo. Cabe ao professor formador garantir o rigor e a qualidade acadêmica da execução da disciplina sob sua responsabilidade nos diferentes polos.

Já foram desenvolvidos três livros pela UFES como fruto dos estudos específicos de Educação em Direitos Humanos, que servem de norte para basear a proposta metodológica da presente especialização. Os cursistas receberão material impresso com conteúdo das disciplinas, e em mídias digitais (CD-ROM e DVD) com as aulas, vídeos e documentário. Além disso, todos esses materiais e os conteúdos das disciplinas estarão disponíveis na Plataforma Moodle, no sitio da Universidade Federal do Espírito Santo ou em outro espaço vitual  que  venha a ser criado com esta finalidade. Ao lado da utilização das salas de aulas virtuais no ambiente Moodle, algumas atividades serão realizadas de forma presencial nos pólos, bem como as avaliações.

Confira os objetivos do curso e conheça o corpo docente.

 

Público Alvo

O presente projeto de especialização almeja abranger os professores efetivos da rede pública estadual, com a previsão de 300 (trezentos) alunos em seis pólos do Estado do Espírito Santo. A partir dos cursos de extensão já realizados identificou-se a existência de demanda para cursos de especialização nos municípios selecionados, nomeadamente Cachoeiro do Itapemirim, Nova Venécia, São Mateus, Piúma, Baixo Guandu e Alegre. Essa qualificação, mais aprofundada em nível de pós-graduação lato sensu, dos docentes e demais integrantes da comunidade escolar na área dos direitos humanos irá contribuir de forma significativa para a implementação de uma cultura de direitos humanos na sociedade capixaba.

 

Produção intelectual

 

Livros: Educação em Direitos Humanos I

            Educação em Direitos Humanos II

            Educação em Direitos Humanos III

 

Editais

  • Edital de seleção de TUTORES (a ser publicado)
  • Edital de seleção de ALUNOS (a ser publicado)
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910