-A A +A
Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Informações Gerais

O Curso de Direito é Coordenado por seu Colegiado de Curso, situado no Prédio dos Departamentos do CCJE (4009-2617), órgão ao qual compete o planejamento e a execução das atividades acadêmicas do curso.

O currículo pleno do curso – para os ingressantes a partir de 96/1- conta com 81 disciplinas que são ofertadas pelos Departamentos que compõem o Curso de Direito: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Economia, Filosofia, História, e Medicina Social.

Carga horária curricular:

MÍNIMA: 3.300 horas
OBRIGATÓRIA: 2.880 horas
OPTATIVA: 420 horas (sete disciplinas)

Número de períodos

NÚMERO MÍNIMO DE SEMESTRES : 10 
NÚMERO MÁXIMO DE SEMESTRES : 17,5

Confira as informações para Colação de Grau aqui.

O Departamento de Direito (4009-2604), unidade que tem função administrativa e disciplinar, oferece mais de 80% das disciplinas ao Curso de Direito.

O Departamento de Direito, junto com os de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Economia e Serviço Social forma o CCJE, órgão que administra a área física do Centro, exercendo também poder disciplinar.

Como você já percebeu, a Universidade é muito grande, com vários órgãos e unidades administrativas, cada uma com sua função, sendo natural que o aluno, especialmente o calouro, se sinta um pouco perdido. Para evitar inconvenientes e perda de tempo, fique atento ao seguinte:

COLEGIADO DE CURSO: emite as declarações e certidões de interesse dos alunos; monta a oferta de disciplinas, com turmas e horários; inscreve os alunos para o “Provão do MEC”; faz a matrícula e o reajuste de calouros e veteranos; ocupa-se dos planos de estudos para os alunos em risco de jubilamento; orienta os alunos na parte acadêmica; recebe sugestões e propõe alterações no currículo; processa os pedidos de dispensa de disciplinas; julga os requerimentos de transferência e reopção de curso; representa o Curso de Direito; coordena e preside a solenidade de Formatura (colação de grau);

DEPARTAMENTO DE DIREITO: atua na parte administrativa e tem poder disciplinar sobre professores e alunos; oferta turmas para diversos cursos; faz seleção e concurso para professor; define bolsas de monitoria; aprova projetos de pesquisa dos professores; define pedidos dos professores relativos a direitos e deveres funcionais; analisa recursos de alunos contra notas.

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA: antigo Escritório Modelo, pertence ao Departamento de Direito. Presta assessoria jurídica e judicial à comunidade capixaba, servindo de treinamento prático para os alunos de Direito. Funciona de manhã e de tarde no Prédio anexo ao Departamento de Direito.

CCJE: julga em segunda instância os pedidos de professores e alunos; administra o Centro, inclusive o espaço físico (salas, banheiros, laboratórios); gerencia os recursos do Cento.

LABORATÓRIO DE MICROS: O prédio do curso de Direito, o EDV, possui uma nova sala de informática - "Laboratório Aquário" e também há o laboratório do CCJE que funciona nos três turnos e está aberto a todos os alunos de Direito.

BIBLIOTECA CENTRAL: aberta ao público em geral, faz empréstimo de livros a alunos e professores da UFES; todos os livros de Direito estão em seu acervo, pois não há biblioteca setorial.

PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃOprocessa as matrículas dos alunos e atua como coordenação técnica para os Colegiados de Curso; atua na parte acadêmica da Universidade.

REITORIA: é o órgão administrativo máximo na UFES, funcionando como se fosse o Poder Executivo, “governando” o campus.

CONSELHOS SUPERIORES: são três e atuando como o Poder Legislativo e Judiciário da UFES, disciplinando e regulamentando a vida acadêmica (Conselho de Ensino e Pesquisa/CEPE); administrativa (Conselho Universitário) e financeira e de contas (Conselho de Curadores).

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910