Minicurso "Mediação e Negociação Legal: teoria prática”

O PPGDIR/UFES e NEAPI vêm anunciar a vocês o Minicurso de" Mediação e Negociação Legal: Teoria e Prática", que acontecerá no sábado, dia 07 de abril 2018.

O curso será ofertado pelo Mestre em Litígio e Resolução de Disputas, na University College London, Roberto Baumgarten Kuster. O pré-requisito para inscrição é a conclusão com êxito da disciplina Teoria Geral do Processo. Recomenda-se, ainda, o conhecimento de Direito Processual Civil I e II.

A inscrição poderá ser realizada pelo formulário disponível aqui.

Data e Horários

07/04/2018 (sábado) - 10:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

Carga horária: 6h.

Local

Sala 103 ED V CCJE/UFES. Atrás da Biblioteca Central UFES. Campus de Goiabeiras. Vitória/ES

Ementa

1. ADR's; Diferenciação entre Negociação, Mediação e Arbitragem; Análise do Novo CPC e da Lei de Mediação; Plano de Curso e primeira rodada de negociação;
2. Os conceitos de Melhor Alternativa ao Acordo Negociado, Interesses x Posições e Zona de Possível Acordo;
3. Assimetria de Informação; Como mensurar a "Sombra do Direito"; Como enxergar a Parcialidade das partes e métodos para diminuí-la;
4. A utilização das Funções de Utilidade e a oferta sob a teoria da Escolha Racional; Tensão entre o Agente e o Principal; Sensação de Justiça e Relacionamento no pós-acordo;
5. Processo de mediação; Como utilizar o Mediador; Diferenças entre organismos internacionais e nacionais de mediação; ICC x CAMARB (exemplo);

Bibliografia*

a) Como Chegar ao Sim - A Negociação de Acordos Sem Concessões, por Roger Fisher; William Ury, 2014.
b)   Processo Decisório, por Max Bazerman e Don Moore, 2014.

*Demais textos serão fornecidos em aula.

40 vagas

Investimento (certificado)

Ouvintes Neapi: Inscrição Gratuita (sem certificado)
Obtenção de Certificado para alunos do Neapi: R$ 20,00
Inscrição + Certificado demais alunos UFES: R$ 30,00
Inscrição + Certificado alunos externos: R$ 50,00

Antes de efetuar inscrição no link abaixo você deverá pagar a taxa mediante o preenchimento de GRU de acordo com os seguintes códigos:

• UG: 153046
• GESTÃO: 15225
• CÓDIGO DO RECOLHIMENTO: 28832-2
• NÚMERO DE REFERÊNCIA: 15349700250000119
• COMPETÊNCIA: 04/2018
• VENCIMENTO: 07/04/2018
• CPF DO ALUNO
• NOME DO ALUNO
• VALOR PRINCIPAL:
• VALOR TOTAL:

O  preenchimento  da  GRU  deve  ser  feito online,  por  meio  da  página  do  Tesouro  Nacional http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp (link is external) e  o  seu  pagamento  só poderá  ocorrer  nas  agências  do  Banco  do  Brasil.  No  preenchimento  da  GRU,  o  aluno deverá   atentar   com   cuidado   para   os   códigos   descritos   acima.

Para os "Ouvintes Neapi" a inscrição é gratuita. Caso os alunos do Neapi queiram certificado de participação será necessário pagamento da GRU no valor de R$ 20,00.

Inscrições

As inscrições via formulário online foram encerradas. Caso tenha efetuado pagamento da GRU gentileza encaminhar comprovante de pagamento + os dados abaixo para o e-mail ufes.neapi [at] gmail.com

DADOS NECESSÀRIOS:
NOME

VÍNCULO (informar 1 opção): Ouvinte Neapi (Inscrição Gratuita) / Certificado para alunos do Neapi (R$ 20,00) / Inscrição + Certificado demais alunos UFES (R$ 30,00) / Inscrição + Certificado alunos externos (R$ 50,00)

N MATRÍCULA (UFES)
COMPROVANTE DE PAGAMENTO