NDE do Curso de Direito inicia processo de reforma curricular.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Direito da UFES e o Centro Acadêmico Roberto Lyra Filho iniciaram a Reforma Curricular e Pedagógica 2020, visando à criação de um novo currículo e um novo projeto pedagógico para a substituição dos atuais, que são de 2009.

Para o Presidente do NDE, professor Gilberto Fachetti Silvestre, a intenção não é apenas reformar aspectos formais do curso, como a grade de disciplinas, mas, também e principalmente, discutir outros elementos que, em um processo de reforma, podem passar despercebidos. “Por isso a reforma não é apenas curricular, mas também pedagógica, pois sempre devemos discutir o perfil do profissional que pretendemos formar, os objetivos das disciplinas e das aulas, a metodologia e as mudanças necessárias”, disse.

Nessa primeira fase da reforma, serão discutidos os elementos curriculares e a constituição da chamada Organização Curricular do Curso (OCC), que compreende a reestruturação da grade das disciplinas, a criação de novas disciplinas e a extinção de antigas e a elaboração das ementas. Posteriormente, a segunda fase da reforma se destinará à elaboração dos elementos fundamentais do Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

O Centro Acadêmico, por sua voz, lançou um questionário de avaliação para colher sugestões de alunos, ex-alunos, professores, servidores e qualquer membro externo da UFES.

No dia 19 de maio, às 19h, no ConferênciaWeb, ocorrerá a primeira audiência pública para discutir os elementos curriculares da reforma que estão no Anteprojeto apresentado pelo NDE. O evento é aberto a qualquer pessoa interessada. Os interessados em realizar manifestação oral devem se inscrever até antes da audiência pelo e-mail nde.direito [at] ufes.br.

Clique aqui para ter acesso à página do NDE.

Clique aqui para ter acesso ao Anteprojeto de Organização Curricular (essa versão foi postada em 08/05/2020 e corrige erros da versão postada em 07/05/2020).

Clique aqui para ter acesso às informações da Audiência Pública.

Clique aqui para ter acesso à página do Questionário de Avaliação.