Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Defesa de Dissertação

Guia para depositar texto para Defesa de Dissertação

Informações atualizadas em 18/03/2024

 

Verifique se cumpriu todos os créditos mínimos exigidos no curso

O depósito e a marcação de sua Defesa de Dissertação serão deferidos somente se tiver cumprido*:

  1. mínimo de 20 créditos em disciplinas;
  2. mínimo de 4 créditos em Orientação de Mestrado;
  3. mínimo de 7 créditos em Atividades Complementares;
  4. Estágio de Docência Superior Obrigatório:
    1. para mestrandos bolsistas, por pelo menos 2 (dois) semestres;
    2. para mestrandos não bolsistas e para mestrandos bolsistas que deixaram de perceber a bolsa, por pelo menos 1 (um) semestre;
  5. 1 crédito pelo Seminário de Pesquisa;
  6. 1 crédito pela Qualificação da dissertação.

Veja mais sobre a estrutura curricular do curso em https://direito.ufes.br/creditos-ppgdir

*Para alunos que aderiram ao novo regimento ou ingressaram a partir de 2023.

 

Como formatar seu texto de dissertação - orientações metodológicas

Seu texto deve estar formatado de acordo com as normas da ABNT. Há também indicações específicas de formatação do programa. Você também deve mencionar a área de concentração do programa, assim como a linha de pesquisa a qual você está vinculado. Abaixo links para você acessar essas normas:

Manuais de Normalização da BC/UFES clique aqui

Bibliotecas Digitais UFES (acessar a base de dados Target GEDWEB) clique aqui

Exceção aplicada à NBR 6023/2018 nas dissertações do PPGDIR clique aqui

Recomendações para a redação do resumo, introdução e conclusão das dissertações no PPGDIR clique aqui

Ficha catalográfica clique aqui

Mecanismo automático para registro das referências no trabalho acadêmico da UFSC segundo a NBR 6023/2018 clique aqui

Como usar o acervo físico da Biblioteca Central da UFES clique aqui

Planejamento de pesquisa em ambiente virtual (Biblioteca Central da UFES) clique aqui

Vocabulário Jurídico do STF clique aqui

Vocabulário Jurídico do STJ clique aqui

Métricas de impacto acadêmico (Biblioteca Central da UFES) clique aqui

Não há necessidade de impressão do texto e depósito físico na secretaria. Caso algum membro da banca solicite o texto impresso é responsabilidade do aluno imprimir o texto, encadernar e entregar ao professor pessoalmente ou por envio postal.

 

Como deve ser a composição da banca examinadora

Quanto à quantidade de membros:

  1. Mínimo de 3 (três) membros titulares;
  2. Máximo de 5 (cinco) membros titulares;
  3. No total a banca sempre deve ser de número ímpar;
  4. Paridade de gênero.

Na contagem acima o orientador é contabilizado, porém, caso haja, o coorientador não entra na conta. Isso, porque no caso da presença do orientador e do coorientador juntos na banca será contado apenas um voto. Então, por exemplo, a banca pode ter: 1 orientador, 1 coorientador, 2 membros internos e 2 membros externos. Nesse caso a contagem fica de acordo com o número máximo e cumpre a exigência de número ímpar de participantes.

Quanto às exigências dos participantes:

  1. Orientador, que é membro e presidente da sessão e tem direito a voto;
  2. Coorientador (caso haja), que não é contabilizado como membro da banca. É admitido 1 (um) coorientador por pesquisa quando a natureza do trabalho o justifique. A solicitação de um coorientador será feita pelo orientador à coordenação, que submeterá o nome indicado à homologação do Colegiado Acadêmico. Dessa forma não é possível indicar coorientador no momento do depósito. Esse procedimento deve ser feito com antecedência conforme informações disponíveis em https://direito.ufes.br/coorientador-ppgdir.
  3. Membro interno - um dos professores que integram o quadro de docentes do PPGDIR/UFES (obrigatório pelo menos um membro interno).
  4. Membro externo - professor externo aos quadros da UFES e que esteja preferencialmente vinculado a algum programa de pós-graduação strictu sensu na época da defesa.
  5. Suplente - deve-se indicar 1 (um) professor que ficará de sobreaviso e substituirá um dos membros titulares no dia da defesa em caso de necessidade.
  6. Titulação dos professores – todos os membros da banca devem obrigatoriamente serem detentores do título de Doutor ou equivalente. No caso de pesquisador estrangeiro, este deve ser preferencialmente vinculado a um programa de pós-graduação ou a um instituto de pesquisa.
  7. Dados dos professores externos à UFES – após o aceite do convite para compor a banca você deve solicitar ao professor externo os seguintes dados:
    1. CPF ou Passaporte (se estrangeiro);
    2. E-mail;
    3. Instituição a qual está vinculado;
    4. Link do currículo Lattes ou ORCID.

MUITO IMPORTANTE: A banca é indicada pelo professor orientador, conforme os limites verificados acima, e a responsabilidade pelo envio do convite, marcação de data e horário e posterior envio do texto à banca são do aluno. A secretaria apenas arquivará seu texto e procederá a reserva de sala para o exame (caso seja presencial ou híbrido). Caso o professor de outra instituição necessite de convite formal com papel timbrado do programa, você pode solicitar o documento no e-mail pos.direito [at] ufes.br.

 

Como criar o link da webconferência (para defesas remotas ou híbridas)

As sessões de defesa poderão ser remotas e realizadas em qualquer dia da semana. Para defesas presenciais é necessário obedecer ao horário de funcionamento da Universidade. No caso de sessão remota ou híbrida você deve indicar o link da sala de webconferência no formulário de depósito. Recomendamos que o link seja criado no Google Meet logado com a sua senha única Ufes, pois neste caso não haverá limite de tempo para a reunião. Contas gratuitas tem um tempo limite de 1 hora e depois desse tempo o link cai. Para evitar isso siga as instruções abaixo.

Veja o tutorial em https://www.loom.com/share/6c31673825244ea2b0bfaebe8dd585be

Você também pode criar link em qualquer outra plataforma, como o Zoom por exemplo. A única condição é que a exibição seja pública.

 

Checklist antes de preencher o formulário

Ao preencher formulário online de seu depósito será necessário inserir as seguintes informações e anexar os seguintes arquivos em PDF:

  1. composição da banca examinadora;
  2. data e horário da sessão;
  3. indicação da modalidade (remota, híbrida ou presencial);
  4. no caso de sessão remota ou híbrida deve indicar o link da sala de webconferência;
  5. dados dos professores externos à UFES – CPF ou Passaporte (se estrangeiro); E-mail; Instituição a qual está vinculado; Link do currículo Lattes ou ORCID;
  6. PDF (15 MB no máximo) com texto de sua dissertação de acordo com as regras da ABNT;
  7. PDF (5 MB no máximo) com declaração de ciência do depósito assinada digitalmente pelo professor orientador (modelo aqui);

Modelo da declaração do professor orientador firmando a ciência do depósito clique aqui

 

Preencha o formulário online

Munido das informações acima e com seu PDF do texto e PDF da declaração assinada pelo seu orientador você deve preencher o formulário disponível no link abaixo:

Preencha o formulário em https://direito.ufes.br/form-defesa-ppgdir.

 

Veja o que acontece após seu depósito

Após enviar o formulário com os dados e documentos solicitados você receberá um e-mail automático com cópia dos dados enviados. Ele é seu comprovante de envio. Caso o depósito seja indeferido ou haja algum problema com os dados ou documentos enviados a secretaria irá pedir esclarecimentos e/ou reenvio do formulário. Esse contato será por e-mail.

Para acompanhar o processo de homologação de sua banca e confirmar a sala de realização de sua defesa (caso seja presencial) basta consultar a planilha no link abaixo:

CALENDÁRIO DE DEFESAS 2024 https://tinyurl.com/defesasppgdir

Após depósito, caso haja alguma alteração de data, horário, modalidade da sessão ou membro da banca, você deve comunicar imediatamente à secretaria no e-mail pos.direito [at] ufes.br. Não serão feitas quaisquer alterações por telefone, verbais ou por mensagens de whatsapp. As alterações devem ser informadas por e-mail com mínimo de 72 horas úteis.

Conforme regimento interno do programa, após o depósito o texto não poderá ser alterado. Dessa forma a mesma versão depositada deverá ser enviada à banca.

Em até 48h antes do exame a secretaria enviará ao professor orientador por e-mail a ata (caso seja remota) e publicará convite público disponível no site do programa. Caso a arguição seja presencial ou híbrida, o professor ou aluno poderá retirar a ata impressa em 2 vias na SUPG/CCJE. A chave da sala onde será realizada a defesa também deve ser retirada na SUPG/CCJE. Após término da sessão (presencial ou híbrida) a ata deverá ser assinada pelos professores presentes e deve ser entregue juntamente com a chave na SUPG/CCJE. No caso de sessão remota, os membros devem assinar a ata digitalmente. As assinaturas digitais aceitas serão somente àquelas cujas autenticidades possam ser verificadas online, por exemplo a assinatura via LEPISMA, SOUGOV ou similares.

Veja quais são os procedimentos a seguir após sua defesa em https://direito.ufes.br/pos-defesa-ppgdir.

Procedimento operacional padrão - Depósito de dissertação (em construção)

Procedimento operacional padrão - Sessão de defesa de dissertação (em construção)

 

Tire suas dúvidas

Acesse a seção Dúvidas Frequentes em https://direito.ufes.br/duvidas-frequentes-ppgdir

 


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As informações desta página foram atualizadas em MARÇO/2024 conforme normativas vigentes a época. Verifique sempre o Regimento Interno atualizado em https://direito.ufes.br/normas-e-regimentos. Em caso de dúvida entre em contato no e-mail pos.direito [at] ufes.br

 

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