Estágio de docência
Guia para enviar relatório do Estágio de Docência Superior para lançamento em seu histórico
Informações atualizadas em 21/03/2024
Veja como funciona o Estágio de Docência Superior do curso
O Estágio de Docência é uma atividade obrigatória para todos os mestrandos, na qual você acompanha seu orientador em uma disciplina da graduação, a fim de aprender técnicas de ensino que o habilitem ao final do curso a assumir turmas daquele mesmo nível, observado que o principal objetivo do mestrado é a formação de docentes.
Esta é também uma ação de integração entre a Graduação e a Pós-Graduação, pois cria a possibilidade de participação dos mestrandos nas atividades supervisionadas de ensino no bacharelado em Direito da UFES. Ademais, os estagiários têm participado de bancas de TCC, aumentando este contato com a produção científica na graduação. Em seu estágio você deve necessariamente acompanhar seu professor-orientador. Todavia, em casos excepcionais e com justificativa, você poderá executar a atividade sob a orientação de outro professor que não seja seu orientador ou coorientador.
O Estágio de Docência tem duração mínima de:
- 2 (dois) semestres letivos, para mestrandos bolsistas, perfazendo 4 (quatro créditos) e carga horária de 60h, cada semestre cumprido;
- 1 (um) semestre letivo, para mestrandos não-bolsistas e para mestrandos bolsistas que deixaram de perceber a bolsa, perfazendo 4 (quatro créditos) e carga horária de 60h.
Veja quais são as suas funções como estagiário de docência
O Estágio de Docência é uma atividade obrigatória para todos os mestrandos, na qual você
Conforme Regimento Interno do PPGDIR/UFES em seu § 1º do art. 21, as suas funções como estagiário de docência superior são as seguintes:
- Acompanhar os alunos do bacharelado em Direito que cursam a disciplina do professor orientador;
- Atender aos alunos da disciplina para sanar dúvidas e discutir ideias;
- Assistir o professor orientador, oferecendo apoio humano na realização das atividades referentes à disciplina;
- Ministrar algumas aulas teóricas e práticas sob supervisão e somente na presença em sala de aula do professor da disciplina;
- Planejar aulas;
- Buscar, juntamente com o professor, métodos para o aprimoramento didático- pedagógico das matérias da disciplina;
- Produzir, mediante orientação e posterior revisão pelo orientador, exercícios de fixação para os alunos das disciplinas;
- Realizar levantamento bibliográfico para a disciplina;
- Pesquisar artigos científicos para aperfeiçoar o material didático a ser sugerido aos alunos;
- Pesquisar decisões judiciais para complementar o conteúdo ministrado em sala de aula;
- Atender, dialogar e orientar os alunos;
- Difundir o pensamento do professor orientador entre os alunos, comparando-o com os demais doutrinadores;
- Elaborar atividades avaliativas;
- Corrigir atividades avaliativas para posterior revisão pelo professor;
- Participar de atividades de pesquisa relacionadas diretamente à investigação do cotidiano da disciplina;
- Auxiliar o professor na orientação de trabalhos acadêmicos dos alunos de graduação;
Você deve obrigatoriamente participar das aulas. Em caso de ausência de 25% destas, a atividade não será considerada como cumprida. Ao término do estágio você deve elaborar um relatório das atividades desenvolvidas, conforme modelo disponível aqui, que deverá ser apresentado e apreciado pelo professor da disciplina, podendo aprovar ou reprovar a atividade.
Para lançamento dos créditos em seu histórico é necessário enviar o seu relatório com o resultado assinado pelo professor conforme instruções abaixo.
MUITO IMPORTANTE: O estágio de docência superior não é considerado docência, não é remunerado, não cria vínculo como professor do magistério superior junto à UFES e você não fará jus a declarações e certificados de exercício de docência.
Veja quais são as vedações como estagiário de docência
Você, como estagiário de docência, não pode assumir:
- a totalidade das atividades de ensino que integralizam a disciplina em que atuar;
- funções administrativas e burocráticas de seu orientador, sejam vinculadas à UFES ou a outras instituições.
Veja quais hipóteses em que você pode ser dispensado do Estágio de Docência
Conforme Regimento Interno do PPGDIR/UFES, você ficará dispensado do Estágio de Docência em um dos seguintes casos:
- se já for docente de ensino superior há mais de um ano e comprovar tais atividades utilizando o formulário modelo disponível aqui;
- se você exercer monitoria de disciplina de mestrado por pelo menos um semestre letivo, conforme instruções abaixo;
- se você exercer docência voluntária no Departamento de Direito por pelo menos um semestre letivo, conforme instruções abaixo.
MONITORIA DE DISCIPLINA DE MESTRADO: atividade de apoio ao seu orientador na organização da disciplina por este ministrada no PPGDIR/UFES. Fica a critério do orientador a exigência dessa atividade a você. Ao final do semestre letivo, você deve apresentar relatório das atividades desenvolvidas e se aprovado pelo professor você receberá declaração de exercício da monitoria com carga horária de 60 horas, conforme modelo disponível aqui. Esse documento deve ser enviado à secretaria, via formulário online abaixo, para registro do crédito.
DOCÊNCIA VOLUNTÁRIA NO DEPARTAMENTO DE DIREITO: o exercício de professor voluntário é regido pela Lei nº. 9.608/1998, não sendo atividade obrigatória e não se vincula ao PPGDIR/UFES. Caso haja demanda, a Chefia do Departamento de Direito fará seleção de mestrandos para ministrar disciplina na graduação. Caso você seja selecionado, após o término do semestre, deverá solicitar ao Departamento de Direito certidão comprovando a atividade. Esse documento deve ser enviado à secretaria, via formulário online abaixo, para registro do crédito.
Checklist antes de preencher o formulário para lançamento do crédito
Ao preencher o formulário online serão necessárias informações detalhadas da atividade realizada e a devida comprovação. Os documentos devem estar em formato pdf (tam. máx. do arquivo 5MB) e com assinatura digital de seu professor orientador atestando e/ou dando ciência. Abaixo os documentos aceitos para cada caso:
ATIVIDADE |
DOCUMENTOS PARA ENVIO À SECRETARIA VIA FORMULÁRIO ONLINE |
---|---|
Estágio de Docência |
Relatório de estágio [modelo disponível aqui] |
Docência superior a mais de 1 ano |
Pedido de dispensa do Estágio de Docência [modelo disponível aqui]. Providenciar também documentação comprobatória do exercício da docência. |
Monitoria de disciplina de mestrado |
Relatório de monitoria [modelo disponível aqui] |
Docência voluntária no Departamento de Direito |
Declaração ou certificado emitido pelo Departamento de Direito |
Preencha o formulário online
Após providenciar os documentos conforme as instruções acima você deve preencher o formulário disponível no link abaixo:
Preencha o formulário em https://direito.ufes.br/form-estagio-docencia-ppgdir
Veja o que acontece após o envio
Após enviar o formulário com os dados e documentos solicitados você receberá um e-mail automático com cópia dos dados enviados. Ele é seu comprovante de envio. Caso sua solicitação seja indeferida ou haja algum problema com os dados ou documentos enviados, a secretaria irá pedir esclarecimentos e/ou reenvio do formulário. Esse contato será por e-mail.
O prazo para a secretaria efetuar conferência e lançamento no seu histórico é de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir do recebimento do formulário.
Procedimento operacional padrão - Lançamento de Estágio de Docência (em construção)
Tire suas dúvidas
Acesse a seção Dúvidas Frequentes em https://direito.ufes.br/duvidas-frequentes-ppgdir
Afastamentos | Aproveitamento de créditos | Atividades complementares | Auxílios financeiros | Bolsas | Certidões e certificados | Defesa de dissertação | Desligamento | Diploma | Estágio de docência | Estágio de pós-graduação | Exame de qualificação | Formulários | Matrículas - aluno especial | Matrículas - aluno regular | Orientação e coorientação | Pós-defesa | Pós-doutorado