-A A +A
Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Apresentação

O Laboratório de Práticas Sociais ou LaPSo é um grupo de pesquisa vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Direito e Gestão Pública e à Graduação em Direito da Universidade Federal do Espírito Santo.

Chamamos de Laboratório porque o propósito do grupo é a realização de pesquisas empíricas e experimentais. Práticas porque nosso objeto de estudos são o que as pessoas fazem e pensam sobre questões relacionadas ao quotidiano da aplicação do Direito e Sociais porque não nos interessam os comportamentos individuais, mas os comportamentos coletivos e suas formas de justificação e consequências sociais de suas condutas e modos de pensar o Direito.

Nossos referenciais são os trabalhos de autores como Irving Goffman, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Serge Moscovici, Anthony Giddens as teorias sociais contemporâneas que buscam compreender os acontecimentos sociais a partir da observação das práticas, identidades, conflitos e saberes produzidos por grupos sociais específicos como juízes, promotores de justiça, advogados, policiais e também seus efeitos sobre grupos sociais específicos como mulheres, quilombolas, índios, comunidades etc..

A equipe é multidisciplinar, formada por pesquisadores doutores em Direito, Antropologia e Psicologia, além de mestrandos dos programas de pós-graduação em Direito e Gestão Pública e das graduações em Direito, Ciências Sociais e Psicologia.

Nossas metas são a publicação de artigos e livros que auxiliem na compreensão das práticas judiciais e suas consequências sociais e contribuam para o aperfeiçoamento da justiça.

 

página do LaPSo no CNPq equipe linhas de pesquisa participe do LaPSo artigos correlacionados

 

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910