Matrículas - alunos regulares
Guia para solicitação de matrícula e manutenção de vínculo (alunos regulares)
Informações atualizadas em 12/08/2024
Como solicitar sua matrícula em disciplinas no PPGDir-Ufes
As matrículas devem ser solicitadas em cada semestre, dentro do período estipulado no calendário acadêmico, exclusivamente no Portal do Aluno disponível em https://aluno.ufes.br. Para acesso é necessário entrar com seu login único da Ufes. Caso seja seu primeiro acesso ou tenha esquecido a sua senha entre no site https://senha.ufes.br/site/recuperaCredenciais para recuperar sua senha/login.
Todos os alunos regulares devem obrigatoriamente solicitar matrícula na disciplina “Orientação de Mestrado”, ofertada pelo seu orientador, de acordo com o período que você estiver cursando. Veja abaixo:
- 1º período – solicitar “Orientação de mestrado I”;
- 2º período – solicitar “Orientação de mestrado II”;
- 3º período – solicitar “Orientação de mestrado III”;
- 4º período – solicitar “Orientação de mestrado IV”;
Caso já tenha cursado todas disciplinas de “Orientação de Mestrado” e cumprido todos créditos você deve clicar na opção “Manutenção de vínculo”, que está disponível no menu do Portal do Aluno.
Clique aqui para baixar o tutorial de solicitação de matrícula no Portal do Aluno
Após efetuar sua solicitação de matrícula o seu professor orientador irá acessar o Portal do Professor e validar seu pedido ou pedir que você faça alterações. Somente após homologação do seu orientador é que a sua matrícula estará efetivada e cadastrada em seu histórico.
Clique aqui para baixar o tutorial de validação de matrícula no Portal do Professor*
*É de responsabilidade exclusiva do professor orientador.
Cada disciplina possui número limitado de vagas e a efetivação da matrícula se dará a partir da homologação do professor orientador.
Consulte aqui a Oferta de Disciplinas
Quais os documentos necessários para a primeira matrícula (turma ingressante)
É necessário apresentar presencialmente na Secretaria Unificada de Pós Graduação – SUPG/CCJE os seguintes documentos originais para autenticação, observado o cronograma que consta no edital:
- Diploma de graduação em direito (frente e verso) ou da declaração de colação de grau;
- Histórico final da graduação;
- Carteira de identidade;
- Certidão de nascimento ou Certidão de Casamento;
- CPF (caso não conste na carteira de identidade);
- Título de Eleitor;
- Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino).
Após apresentação dos documentos será efetuado cadastro no sistema e em até 48h (dias úteis) o aluno já terá acesso aos portais da Ufes. Após esse prazo, você pode solicitar seu login e senha no site https://senha.ufes.br/site/recuperaCredenciais. Com este acesso você poderá solicitar a matrícula nas disciplinas no Portal do Aluno disponível em https://aluno.ufes.br, conforme as instruções acima.
Onde acessar a oferta de disciplinas e calendário acadêmico do PPGDir-Ufes
Consulte as disciplinas ofertadas aqui
Consulte o calendário acadêmico aqui
Exigências para deferimento das solicitações de matrícula
- Matrícula no 1º período do curso (ingresso) – somente será cadastrado os candidatos habilitados aprovados no Processo Seletivo, conforme o edital publicado. Você deve observar as exigências do edital e documentos necessários para receber o acesso ao login único da Ufes para solicitar as disciplinas no Portal do Aluno.
- Matrícula no 2º período do curso – sua matrícula somente será validada caso efetue no mesmo período da matrícula o depósito do projeto de pesquisa reelaborado e com o DE ACORDO do seu orientador com vistas à realização do Seminário de Pesquisa de Mestrado (modelo aqui);
- Matrícula no 3º período do curso – sua matrícula somente será validada caso efetue no mesmo período da matrícula o depósito de 1 (um) capítulo acompanhado do formulário próprio assinado pelo seu orientador (modelo aqui);
- Matrícula no 4º período do curso – sua matrícula somente será validada caso efetue no dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico o depósito de Relatório de Qualificação de dissertação com o DE ACORDO do orientador.
Clique aqui para acessar o formulário para depósito do Exame de Qualificação
Como solicitar cancelamento e/ou alteração na matrícula
Dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico você poderá solicitar cancelamento e/ou inclusão de disciplinas no e-mail pos.direito [at] ufes.br (subject: Ajuste%20Matr%C3%ADcula%20-%20Semestre%200000%2F0) , observando o limite de vagas disponível em cada turma. De acordo com regimento, para você, aluno regular, que deseja incluir alguma disciplina após a matrícula, deve acompanhá-la desde o início do semestre letivo, solicitando ao professor o registro provisório do seu nome na pauta até o momento em que a sua situação seja regularizada.
Prazos
As datas estão disponíveis no link abaixo.
Consulte o calendário acadêmico aqui
Tire suas dúvidas
Acesse a seção Dúvidas Frequentes em https://direito.ufes.br/duvidas-frequentes
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