Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Repercussão Geral da Questão Constitucional no Recurso Extraordinário: Aspectos Processuais - Uma perspectiva de análise sob o prisma do Supremo Tribunal Federal.

Nome: ALEXANDRA FRANCISCO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/06/2011

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIO CHEIM JORGE Examinador Interno
MANOEL ALVES RABELO Orientador

Resumo: O trabalho deverá situar o atual estágio de desenvolvimento do processo civil brasileiro, encadeado na leitura formalista-valorativa que emergiu da Constituição Federal, bem como na leitura construtivista do direito processual. Deverá haver a leitura das normas procedimentais e a leitura constitucional / construtivista que o método do formalismo-valorativo autoriza, de forma a empregar, na medida do desejável, os fins e a razão de ser da sua metodologia.
O objetivo, outrossim, é identificar e testar o projeto de código de processo civil, no que tange às suas técnicas de prestação de tutela, com os pressupostos refletidos em antecedência, identificando se há compasso entre o paradigma constitucional, os valores sociais e o instrumental normativo posto à disposição do juiz, e em quê medida essa coordenação pode ser realizada.

Palavras-chave: PROJETO DE CODIGO DE PROCESSO CIVIL FORMALISMO-VALORATIVO CONSTITUIÇÃO FEDERAL TÉCNICAS DE PRESTAÇÃO DE TUTELA MÉTODO CONSTRUTIVISTA COLABORAÇÃO

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910