Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

A implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2018 e a Reforma Curricular do Curso de Direito da UFES: processos e perspectivas

Resumo: Essa é uma pesquisa que se propõe a estudar um procedimento democrático-participativo na reforma curricular do Curso de Direito da UFES e os impactos que esse procedimento tem sobre o produto final desse processo, especialmente a nova Matriz Curricular (ou Organização Curricular). Afinal, uma reformulação de currículo é sempre um processo político-pedagógico e substantivamente democrático. Destina-se a analisar o procedimento de reforma curricular (versão 2020) adotado pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da UFES por meio da análise de suas fases e etapas, bem como o diálogo com documentos produzidos por personagens de cada uma delas. Para tanto a pesquisa será realizada a partir dos marcos teóricos contemporâneos sobre Currículo. Esta proposta de estágio pós-doutoral poderá contribuir na sistematização de possibilidades, bem como na identificação de desafios e limites para a realização de reforma curricular no âmbito de cursos jurídicos e, de forma especial, no Curso de Direito da UFES, considerando suas peculiaridades.

Data de início: 04/08/2020
Prazo (meses): 5

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador GILBERTO FACHETTI SILVESTRE
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